terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Para minha avó - minha querida segunda mãe

Na astrologia, geralmente, a Lua está relacionada à figura da mãe, o princípio feminino, a nutrição, a nossa infância, a estrutura emocional e o acervo de memórias que vivenciamos nas primeiras experiências familiares que influenciam nossas reações emocionais atuais caso não tenhamos consciência destas reações automáticas e instintivas.

Após o nascimento, instala-se uma alternância entre o sono e a fome. Alguns interpretam este fato como um regresso à plenitude amniótica e à necessidade alimentar. Por isso, a Lua também está ligada à nutrição, ou melhor, aos prazeres da mesa e da gastronomia.

A necessidade de alimentar-se provoca no bebê inquietação intensa. Por meio de gritos ou contrações dos músculos, a criança busca o seio materno. Embora já separada fisicamente da mãe, a criança ainda depende dela. Na carta natal, podemos perceber através da Lua se a pessoa ainda mantém um relação simbiótica ou de dependência emocional com a mãe ou familiares.

As manifestações emocionais, até o terceiro mês, limitavam-se a expressar as necessidades: sono, alimentação e relaxamento. Pela sua capacidade de expressão, a emoção contagia o outro à participação, colaboração nas atividades, cuja interação significa a própria sobrevivência.

Na carta natal, a Lua, dependendo da casa astrológica ou do signo em que está posicionada, indica como conseguimos contagiar o outro para atender nossas necessidades emocionais básicas de proteção ou instinto de sobrevivência. Também nos dá pistas de como enxergamos o contexto familiar e as lembranças da infância. É o nosso passado e lembranças! A saudades, tanta vezes expressa nas composições musicais está relacionada com a Lua.

É interessante ressaltar que a Lua, na astrologia, indica as nossas raízes, a nossa vontade de voltar para o lar, ou melhor, o regresso à plenitude amniótica. Lugar de sentir conforto e segurança, o refúgio para recarregarmos nossas energias, a nossa casa ou literalmente, a vontade de estar com a nossa mãe. Por isso, costumamos dizer que o posicionamento da Lua, indica a nossa relação com a casa, família ou mãe.

No seio familiar, o contato que a criança vai tendo com sua mãe (os gestos, a  fisionomia, os estados fisiológicos de prazer ou desprazer, a postura corporal) provocam um impacto afetivo nas pessoas ao redor, contagiando-as para a colaboração espontânea na satisfação de suas necessidades. Também encontramos elementos sobre as nossas carências emocionais e neuroses dependendo da posição da Lunar.

Mergulhada no meio social, a criança estabelece ativa troca emocional/afetiva com aqueles que a cercam e vai absorvendo suas primeiras impressões psíquicas e sobre o universo das coisas. É o adulto que apresenta os objetos e o mundo à criança. A Lua é a área da vida na qual indica às influências externas e ações dos outros. Em geral, é como você irá reagir ao público.

Na astrologia, a Lua está relacionada com a popularidade, ou seja, como iremos expressar a cultura herdada. No céu, a Lua passa por fases e ciclos! Ao observarmos a Lua, ficamos encantados com suas formas: cheia, minguante, crescente, nova...E ao contemplá-la, sonhamos! Por isso, a Lua, tem relação com os nossos sonhos ou mudanças de humor.

No caso deste texto, sonhei com a minha avó querida! Foi ela que me inspirou a dizer essas poucas palavras sobre a Lua. Obrigada, vó querida!

Também podemos inferir que a Lua, na carta natal, está relacionada ao passado, à tradição, aos valores sociais advindos das primeiras interações na infância. Quer saber como você reage emocionalmente? Sobre a sua ligação com a mãe, familiares e antepassados? Seu passado? Saiba a posição da sua Lua. Envie os seguintes dados: dia, mês, ano, horário e cidade de nascimento para o Blog ou e-mail astrologiacarla.rizzo@uol.com.br

Carla Rizzo
Astróloga profissional há 22 anos.
Especializada na arte do atendimento individual com base em técnicas diferenciadas de leitura da carta natal.
Ministra cursos, palestras e módulos de profundamento do estudo da astrologia em São Paulo.
Maiores Informações: Atendimento individual de 1h30 via Skipe (com câmera e microfone) para clientes de outros estados brasileiros ou do mundo:
Skipe: carlinha.rizzo
Fones: (11)8899-8278
e-mail: astrologiacarla.rizzo@uol.com.br
Blog: www.astrologiacarlarizzo.com.br

5 comentários:

  1. Carla, você é parente do Dudu (Eduardo Rizzo?)
    Ele foi amigão da minha irmã, do Rio Branco!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lécia,
    Não conheço! Vc tomou conhecimento do blog por algum amigo ou diretamente na internet.
    Bjs Carla

    ResponderExcluir
  3. Carla, parabéns pelo blog! Está muito bonito e com conteúdo muito interessante. []s Renata

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Bela homengem a sua avó, parabéns por seu trabalho aqui, de muita qualidade e bom gosto.

    ResponderExcluir
  5. Armando,
    Muito obrigada pelo carinho! Faço com muita devoção o meu trabalho. Abraços Carla

    ResponderExcluir